estudos,  organização

como manter a saúde mental quando você é um vestibulando

Ou quando você é um estudante de qualquer outra área (também vale).

 

Comecei a dar importância sobre saúde mental quando percebi que estava ficando exausta após alguns dias de estudo intenso. Quando o cansaço é físico, uma boa noite de sono e um pouco de exercício resolve, mas para resolver o cansaço mental é preciso mudar o estilo de vida. E foi aí que me toquei: não sou um robô, preciso de descanso, de contato social e de um tempo sem fazer nada. Todo mundo precisa disso.

Mesmo quando diminuí o rítimo, sabia que precisava de um plano de ação, e foi quando organizei os 3 passos para começar a estudar pra valer. E quando digo começar a estudar pra valer, significa que é estudar todos os dias, sem acumular matéria, sem se perder em pensamentos e sem deixar que outras coisas se tornem mais importantes que os estudos. E sim, organizar na cabeça – ou no papel – quais mudanças quer tomar, ajuda bastante pra descobrir como fazer essa mudança.

PASSO 1 – Tenha um plano de ação

Quando as coisas são bem planejadas é possível arrumar um tempinho livre aqui e ali, e esse é o objetivo do planejamento = otimizar o tempo. E para o vestibular, o cronograma e o roteiro de estudos são a base para um estudo que rende.

 

*Perfil do Instagram de Estudos, @ndstudy

 

Como fazer um cronograma – do jeito certo?

  • use uma planilha ou tabela com os 7 dias da semana e os horários que você está – ou pretende – estar acordado. É importante dividir os horários com sinceridade para que não fique sobrecarregado, considerando também o tempo de deslocamento e descanso.
  1. Preencha os horários com os compromissos fixos. Ex.: cursos, aulas, consultas médicas etc;
  2. Separe os momentos de cuidados pessoais, alimentação… ,
  3. E por fim, divida as tarefas (ou matérias a serem estudadas – o recomendado é 2 por dia – caso você estude em casa).

E o maior conselho de todos sobre cronogramas: tenha um, mas não se prenda à ele.

 

E o roteiro de estudos?

O roteiro de estudos inclui cada assunto que precisa ser estudado durante o ano, assim fica mais fácil dividir quais assuntos de cada matéria estudar por semana.

Não recomendo criar o próprio roteiro de estudos, mas sim seguir algum pronto porque caso contrário você corre o risco de esquecer de colocar algum assunto importante.

No meu caso, uso o roteiro feito pelo projeto medicina, um outro feito para a fuvest e o plano de estudos do descomplica. Não sigo nenhum deles fielmente, ao contrário disso, uso eles junto com o edital da fuvest (que contém os assuntos cobrados na prova). Outra dica: sempre leia o edital da prova que irá fazer.

 

PASSO 2 – Desenvolva hábitos (mas não se prenda à rotina)

Desde dezembro estou tentando adquirir novos hábitos como a meditação e a prática de exercício físico. A parte de planejar é maravilhosa, o problema chega na hora de fazer o que está no cronograma, principalmente se ele estiver do jeito errado: com pouco descanso + intervalo curto entre tarefas. Com a experiência do erro e acerto ficou muito claro que fazer tarefas com intervalos torna o dia mais produtivo, outra dica: use a técnica pomodoro (dividir tarefas em pequenas partes e fazer pausas entre elas).

 

 

Não é fácil ter bons hábitos porque nos acostumamos a fazer o que é mais fácil ou prazeroso como acordar tarde e comer um monte de besteira o tempo todo. Mas é questão de decidir viver de um jeito diferente, de ter disciplina e fazer o que é preciso ser feito. Permaneci no só querer e tentar por muitos meses, mas agora a coisa finalmente está tomando um rumo.

 

PASSO 3 – Busque motivação e inspiração

A melhor maneira de se manter motivado é imaginar a vida que você quer ter. Você consegue imaginar isso? É músico em uma banda famosa, professora do ensino fundamental ou cabeleleiro? Você pode ser qualquer coisa que quiser, use o seu sonho como motivação.

 

 

E a inspiração, ahh… ela pode ser quem você admira, e o papel dessa pessoa no mundo pode ser aquilo que te impulsiona a viver de um jeito diferente, do jeito que sempre quis viver.

*Atualmente quem faz esse papel na minha vida é o Stephen Howkin (físico conhecido principalmente pela Teoria dos Buracos Negros), que infelizmente veio a falecer hoje.

 

 

Precisamos parar de colocar limitações nos nossos sonhos e começar a lutar pela vida que queremos, afinal, nós somos os donos do nosso destino.

 

 

Fotógrafa por amor, curte games, batata frita e sorvete. É no mundo das palavras, da música e da arte visual que vive a maior parte de seu tempo (quando não está estudando).

3 Comments

  • Helena

    Era deste post que eu estava precisando, deu até uma vontade de estudar agora ( até faria isso se eu não fosse acordar 5hrs da manhã), e como você escreveu, devemos ter um bom descanso! A saúde mental é o mais importante, sei muito bem como é querer conquistar o mundo, mas sua mente apenas te faz querer ficar na cama… Saúde mental é coisa séria, meus três comprimidos de antidepressivo de todos os dias me mostram isso..
    Desejo toda sorte do mundo para você nessa nova fase, na vida! Colocarei essas dicas em práticas logo <3

    Obs: foi isso que escrevi no dia!! resolvi manter, beijosss

  • Nathalia

    Ahhhh que legal que ajudou <3 <3. É a minha cara querer estudar de noite kskskkks, meu maior obstáculo é aceitar que preciso descansar, mas agora estou lidando melhor com isso. Os únicos remédios que cheguei a tomar eram de ansiedade... não sei se preciso de novo ou de outros comprimidos, mas nem tenho como saber pois não tenho mais acesso a psicólogos kk

quero falar algo!

%d bloggers like this: